Conhecida como hipogonadismo masculino, a queda da produção da testosterona acontece naturalmente após os 50 anos. No entanto, esta condição pode estar presente em pessoas mais jovens.
Sintomas como cansaço excessivo, perda de libido, disfunção erétil e até depressão podem estar associados ao hipogonadismo masculino, acometendo homens jovens.
E por que isso está acontecendo?
A obesidade é um dos principais fatores de risco, assim como o abuso de esteróides anabolizantes, que podem causar até mesmo infertilidade. Além dessas condições, podemos citar também doenças crônicas descompensadas, como diabetes e hipertensão, abuso do consumo de álcool e tratamentos com medicamentos como corticoides.
Portanto, queixas como cansaço, falta de disposição e fadiga, mal-estar, diminuição da libido, disfunção erétil, ganho de peso, depressão e anemia são sinais que devem ser investigados.
Em vista disso, é importante ressaltar a necessidade de um acompanhamento periódico com um especialista, assim como os cuidados diários com a alimentação e a realização de atividades físicas regulares.